
O Toyota Corolla Cross híbrido chega ao mercado brasileiro com a proposta de reforçar a competitividade da marca diante do crescimento dos SUVs chineses, trazendo como principais atributos o conjunto mecânico híbrido, novidades no visual e um pacote de tecnologia e segurança atualizado.
Características do modelo
A versão topo de linha, o Corolla Cross XRX Hybrid, está equipada com sistema híbrido composto por um motor a combustão 1.8 Flex automático que entrega 101 cavalos e torque de 14,5 kgfm segundo dados oficiais da Toyota. Complementando a motorização, o modelo conta com dois motores elétricos de 72 cavalos cada. O SUV possui interior mais claro, novo painel digital de 12,3 polegadas, recarregamento de celular por indução e central multimídia Toyota Play com conectividade para Android Auto e Apple CarPlay. Para garantir o conforto dos ocupantes, o banco do motorista oferece regulagem elétrica completa e a iluminação ambiente azul em LED está presente nas portas nas versões superiores.
Pacote de segurança e equipamentos
O SUV médio dispõe do pacote de segurança Toyota Safety Sense (TSS), com destaque para os 7 airbags e sistemas como pré-colisão com frenagem semiautônoma, ACC com stop and go, assistência de mudança de faixa e abertura eletrônica do porta-malas. O modelo também recebeu aprimoramentos no sistema de segurança, conforme descrito pela fabricante.
Entre os itens que passam a fazer parte do modelo 2026 estão o teto solar panorâmico nas configurações mais completas, possibilidade de abertura elétrica do porta-malas e o freio de estacionamento eletrônico com função “Hot” em todas as versões, eliminando o antigo sistema de pedal.
Detalhes técnicos e atualizações
O novo Corolla Cross híbrido apresenta atualizações externas, como grade frontal renovada, novos faróis e rodas. O volume do tanque de combustível é de 36 litros. O porta-malas oferece espaço adequado, podendo acomodar bagagens de uma família, de acordo com as especificações oficiais.
Concorrência e desafios no mercado
O Toyota Corolla Cross híbrido foi projetado para enfrentar desafios frente aos SUVs chineses, que se destacam pela oferta de tecnologia e desempenho. Apesar dos avanços em segurança e conectividade, o desempenho do motor híbrido com 101 cavalos e torque de 14,5 kgfm é alvo de críticas, especialmente para quem busca mais potência no segmento. O sistema híbrido privilegia a economia de combustível e a emissão reduzida de poluentes, mantendo o motor a combustão desligado durante a partida, sempre que possível, priorizando o uso dos motores elétricos.
O SUV é apresentado com acabamento refinado, reequipado para melhorar a experiência de condução e ampliar o conforto do condutor e demais ocupantes, atendendo às exigências de consumidores atentos à inovação automotiva, sustentabilidade e conectividade. As atualizações para o ano-modelo 2026 evidenciam o esforço da Toyota em conquistar clientes exigentes e fiéis à marca.
Considerações finais
O Corolla Cross híbrido 2026 surge como uma alternativa tecnológica em meio à ascensão dos rivais chineses no Brasil, apoiado por seu conjunto híbrido, aprimoramentos visuais e novos recursos de segurança e conforto. No entanto, a limitação de potência segue sendo o principal ponto de atenção entre os consumidores do segmento.
Fonte: G1 Carros