Investigação

Acidente com Mustang elétrico: polícia descarta falha em piloto automático

Não houve, até o momento, qualquer confirmação oficial de que o acidente tenha sido causado por uma pane eletrônica ou de software no Mustang Mach-E.

Acidente com Mustang elétrico: polícia descarta falha em piloto automático

O acidente com Mustang elétrico ocorrido nos Estados Unidos, envolvendo um modelo Mustang Mach-E, gerou inúmeros boatos nas redes sociais sobre uma suposta falha no sistema de piloto automático do veículo. No entanto, informações oficiais apontam que o carro estava sendo conduzido de forma manual no momento do impacto.

Polícia nega atuação do piloto automático

De acordo com a apuração publicada pelo portal G1, as especulações sobre uma possível falha relacionada ao piloto automático do Mustang elétrico não se confirmaram. Autoridades policiais responsáveis pela investigação declararam de forma direta que o veículo estava sob controle manual quando ocorreu o acidente. Dessa forma, a possibilidade de falha no sistema de assistência à condução foi descartada oficialmente pela polícia responsável pelo caso.

O que diz a perícia sobre o acidente com Mustang elétrico

Especialistas consultados enfatizaram que veículos elétricos, híbridos ou convencionais contam com diversos recursos de proteção, destinados à segurança dos motoristas, passageiros e pedestres. Segundo informações veiculadas, mesmo diante de eventuais falhas mecânicas, é possível desligar e parar um carro elétrico de maneira semelhante à de veículos movidos à combustão, sendo que geralmente, nos elétricos, um botão de partida substitui a chave de ignição utilizada nos modelos tradicionais.

Não houve, até o momento, qualquer confirmação oficial de que o acidente tenha sido causado por uma pane eletrônica ou de software no Mustang Mach-E. O especialista ouvido para a matéria não descarta completamente a hipótese de que tenha ocorrido uma avaria no veículo antes do que foi capturado nas imagens, mas frisa que apenas uma perícia detalhada poderá determinar a real causa do incidente.

Outra possibilidade considerada é a de que o modelo tenha passado por uma colisão anterior, capaz de danificar componentes da suspensão ou direção, ocasionando o movimento brusco e subsequente batida com outro veículo identificado como Mitsubishi. No entanto, até o momento, não há relatos confirmados de falhas similares envolvendo o Mustang Mach-E.

Boatos e esclarecimentos

O episódio reacendeu discussões sobre a segurança de veículos elétricos equipados com sistemas avançados de assistência. Ainda assim, a investigação oficial reforça que, para este caso específico, a hipótese de falha tecnológica do piloto automático não procede, já que o Mustang estava no modo manual. Assim, as informações difundidas nas redes sociais sobre suposta perda de controle automático não correspondem aos fatos apurados pela autoridade policial responsável.

Fonte: G1 Fato ou Fake

COMPARTILHE

Bombando em Carros Elétricos e Sustentabilidade

1

Carros Elétricos e Sustentabilidade

Tesla enfrenta ação coletiva nos EUA por direção autônoma enganosa

2

Carros Elétricos e Sustentabilidade

Carros de Musk brasileiro acumulam milhares de pedidos antes do lançamento

3

Carros Elétricos e Sustentabilidade

Ford adia lançamentos e aposta em elétricos compactos

4

Carros Elétricos e Sustentabilidade

BYD oferece desconto de R$ 100 mil no Tan — “um Dolphin Mini” a menos no preço

5

Carros Elétricos e Sustentabilidade

Embraer confirma data do primeiro voo do táxi aéreo eVTOL