
Toyota anunciou a aprovação de um plano emergencial para garantir a manutenção dos empregos e das operações no Brasil, após uma tempestade com fortes chuvas e ventos intensos provocar a destruição da unidade de produção de motores em Porto Feliz (SP) no dia 22 de setembro de 2025.
A montadora informou publicamente que o desastre na fábrica de motores terá efeito direto no ritmo de produção nacional, com uma estimativa de 25 mil carros a menos em 2025 devido à paralisação da unidade atingida.
Medidas emergenciais para proteção de empregos
De imediato, a Toyota do Brasil estabeleceu, em acordo com sindicatos e colaboradores, uma série de ações para mitigar os efeitos do desastre e iniciar os reparos. Entre essas ações estão:
- Férias emergenciais para as equipes diretamente ligadas à produção nas unidades de Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP) entre 1º e 20 de outubro.
- Avaliação da adoção de lay-off (suspensão temporária dos contratos de trabalho ou redução da jornada) após o término das férias, caso seja necessário.
As decisões buscam, segundo a própria companhia, “garantir a proteção das pessoas e viabilizar a retomada segura das atividades”.
Alternativas para retomada da produção
Enquanto conduz um levantamento detalhado dos danos em Porto Feliz, dando prioridade total à segurança, a Toyota está estudando alternativas para retomar a produção nacional o quanto antes nos polos de Sorocaba e Indaiatuba. Nesse contexto, foi confirmada a análise de importação de motores de plantas globais da Toyota para abastecer temporariamente as linhas de montagem brasileiras e minimizar o impacto na cadeia produtiva.
A Toyota ressaltou que essas ações visam não apenas a preservação dos empregos, mas também a redução dos reflexos para toda a sua cadeia de clientes, fornecedores e concessionárias instaladas no país.
Compromisso e solidariedade
A empresa reafirmou, em nota oficial, o compromisso com o país e seus parceiros, externando confiança na superação das dificuldades e destacando a “convicção de que sairá desta situação mais forte e resiliente”. A Toyota também agradeceu formalmente as manifestações de solidariedade recebidas de fornecedores, concessionários, governo, fabricantes e clientes.
Fonte: Quatro Rodas