
Produção do novo compacto global da Stellantis em Betim, mirando mercados do Brasil e Europa.
Sucessor do Argo terá motor Peugeot e mira o mercado europeu, segundo confirmou a Stellantis. A montadora já deu início ao desenvolvimento de um novo modelo compacto, que será produzido sobre a plataforma CMP na fábrica de Betim, Minas Gerais. O lançamento terá presença estratégica tanto no Brasil quanto na Europa.
O futuro hatchback, que substituirá o Fiat Argo, adotará uma arquitetura global, a mesma utilizada por veículos Peugeot e Citroën, como parte da estratégia de sinergia de componentes e plataformas dentro do grupo Stellantis. O novo produto trará a motorização vigente no Peugeot 208 brasileiro, o motor 1.0 Turbo de três cilindros desenvolvido pela Stellantis e já utilizado no Peugeot 208 e em outros modelos do grupo.
Segundo a Stellantis, o sucessor do Argo será “um hatchback inovador desenvolvida sobre a plataforma CMP, projetado para atender tanto o mercado brasileiro quanto o padrão europeu de qualidade e tecnologia”. A previsão é que a produção tenha início em 2025. O projeto já está em estágio avançado de desenvolvimento no polo automotivo de Betim.
Além do motor turbo de origem Peugeot – o mesmo utilizado atualmente na família 208 –, a nova geração de veículos priorizará eficiência e atualização tecnológica. A escolha da linha de motores e da plataforma CMP visa garantir maior competitividade global, incluindo possível exportação para mercados europeus já a partir de 2026.
O anúncio reforça o papel central da fábrica de Betim nas estratégias de renovação e modernização do portfólio da Stellantis. O CEO da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, destacou que o novo compacto “será o primeiro produto global da marca desenvolvido e fabricado no Brasil após a fusão entre Fiat Chrysler e PSA”.
O sucessor do Fiat Argo será posicionado como hatch global, utilizando o motor 1.0 turbo de origem Peugeot para atender clientes que buscam inovação, desempenho e eficiência, não somente no Brasil, mas também no exigente mercado europeu. O modelo chegará para atualizar o portfólio, marcando a transição para motores mais modernos e alinhamento com as normas de emissões mais rigorosas.
O projeto, em linha com a estratégia de internacionalização da Stellantis, deverá impulsionar o segmento de compactos, agregar alto valor tecnológico e consolidar a fábrica de Betim como centro de excelência em desenvolvimento automotivo global do grupo.
Fonte: Motor1.com Brasil