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Ram Dakota: Nova Picape Média Baseada na Titano Chega ao Brasil

O retorno do nome Dakota é uma estratégia reconhecida dentro da Stellantis, reatando laços com a tradição da Dodge no Brasil dos anos 1990.

Picape Ram Dakota 2026 preta em trilha de terra com paisagem montanhosa.

A nova Ram Dakota 2026 em sua essência off-road, pronta para qualquer desafio.

Ram Dakota é a mais nova picape média revelada pela marca para o mercado sul-americano, com previsão de produção na Argentina a partir de 2026. Derivada da plataforma da Fiat Titano, a novidade marca o retorno de um nome icônico do universo norte-americano, agora totalmente adaptado ao contexto da Stellantis e ao posicionamento premium da Ram.

Visual exclusivo e detalhes técnicos

O conceito da Ram Dakota apresentado exibe um design robusto e elementos visuais que reforçam seu caráter aventureiro e tecnológico. Na dianteira, destaca-se o capô esportivo com entrada de ar iluminada por três pontos de luz laranja, além de para-choque equipado com gancho de reboque frontal, guincho elétrico e protetor inferior. Todos esses componentes contam com acabamentos pintados em bronze para diferenciar o modelo.

No conjunto suspensivo, a Dakota adota suspensão elevada da marca Fox, pneus todo-terreno de 33 polegadas e rodas de liga-leve de 18 polegadas com beadlock. Outros elementos são os estribos laterais, molduras pretas dos para-lamas e retrovisores também em preto, complementando o visual off-road. Na traseira, destacam-se o estepe aparente e integral, além de barra com luzes de LED de longo alcance e lanternas traseiras de LED. O emblema Ram aparece estampado na tampa da caçamba, acompanhado de uma pintura exclusiva e grafismos distintos.

Mecânica e motorização

A nova Ram Dakota será equipada com o motor 2.2 Multijet turbodiesel, capaz de entregar 200 cv de potência e torque de 45,9 kgfm (450 Nm), combinação já empregada na Fiat Titano. O conjunto mecânico terá câmbio automático de oito marchas, oferecendo sistema de tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida para atender diferentes situações de uso. A produção será realizada na fábrica argentina da Stellantis, consolidando a estratégia de integração de linhas dentro do grupo.

Interior e diferenciais

Por dentro, embora a Ram ainda não tenha revelado todos os detalhes, há a expectativa de que o acabamento siga o padrão elevado da marca, superando modelos equivalentes como Peugeot Landtrek e Fiat Titano. O objetivo é oferecer materiais de melhor qualidade, telas de instrumentos e central multimídia reformuladas, além de outros refinamentos de acabamento, garantindo posição premium à Dakota em relação a suas irmãs de projeto. Todos esses detalhes também serão divulgados nos próximos meses, conforme anúncio oficial da fabricante.

Histórico do nome Dakota

O retorno do nome Dakota é uma estratégia reconhecida dentro da Stellantis, reatando laços com a tradição da Dodge no Brasil dos anos 1990. Naquele período, a Dakota foi produzida por três anos, destacando-se por suas versões robustas e marcantes, inclusive a lendária R/T com motor V8. O relançamento em uma configuração moderna, dotada de tecnologias atuais e elementos de design específicos, reafirma o compromisso da Ram com o segmento de picapes médias, competindo diretamente com rivais como Ford Ranger e Toyota Hilux.

Fonte: Motor1

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