
A General Motors iniciou oficialmente a produção de veículos elétricos no Brasil, marcando um novo capítulo para a indústria automotiva nacional. A operação acontece no município de Horizonte, no Ceará, no Polo Automotivo do Ceará, e tem como primeiro modelo o Chevrolet Spark EUV, que foi definido como o primeiro carro elétrico de entrada de uma montadora tradicional montado no país e o primeiro modelo elétrico fabricado no Brasil.
Chevrolet Spark EUV: primeiro elétrico fabricado no Brasil
O Chevrolet Spark EUV é o primeiro modelo elétrico da GM produzido em território nacional. A fabricação ocorre na planta administrada pela Pace (Planta Automotiva do Ceará), reativada em parceria com a GM. O modelo já era oferecido no mercado brasileiro como um SUV compacto elétrico, importado da China, e passa agora a ser montado no país.
De acordo com informações oficiais, o Spark EUV é o primeiro elétrico de entrada de uma montadora tradicional montado no Brasil e, segundo a GM, é o único com determinado nível de componentes nacionais, com índice de 35% de nacionalização de peças no início da produção.
Horizonte (CE) e o Polo Automotivo do Ceará
A produção dos carros elétricos da GM acontece em Horizonte (CE), no Polo Automotivo do Ceará. A antiga fábrica da Troller foi oficialmente reativada em cerimônia que marcou o início da produção de veículos elétricos no Brasil pela GM. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de executivos da Pace e da General Motors.
Na ocasião, foi ressaltado que se trata da primeira fase de implantação de uma indústria brasileira, de capital 100% nacional, para a produção de veículos automotores sustentáveis, com apoio do Governo Federal e do Governo do Ceará.
Plano de eletrificação e próximos modelos: Captiva EV em 2026
Durante o anúncio da produção local do Spark EUV, a GM confirmou que outro modelo elétrico passará a ser produzido na unidade cearense: o Chevrolet Captiva EV. O utilitário esportivo elétrico de porte médio tem produção prevista para 2026, ampliando o plano de eletrificação local da Chevrolet e reforçando o compromisso da empresa com a mobilidade sustentável.
Segundo a GM América do Sul, representada por Santiago Chamorro, trazer a produção do Spark EUV e do Captiva EV para o Brasil é “um passo coerente com tudo o que defendemos para a indústria nacional: competitividade, tecnologia e visão de longo prazo”.
Programa Mover e investimentos em mobilidade sustentável
A expansão da produção de carros elétricos da GM no Brasil está inserida em um contexto de políticas públicas voltadas para descarbonização e inovação. O programa Mover – Mobilidade Verde e Inovação foi citado pela GM como um dos pilares que dão previsibilidade e segurança para investimentos no setor automotivo.
Segundo a GM América do Sul, o programa Mover integra metas ambientais, inovação e competitividade, além de acelerar investimentos e criar segurança para que projetos industriais saiam do papel. Entre os incentivos previstos estão aportes de R$ 19,5 bilhões voltados à eficiência energética, descarbonização da frota, produção mais limpa e estímulo à indústria verde, com mecanismos como o “IPI Verde” para veículos menos poluentes.
Contexto econômico e energético destacado pelo governo
No evento que marcou o início da produção de carros elétricos da GM no Brasil, o presidente Lula ressaltou a importância de “produzir carro para vender ao povo brasileiro”, defendendo o acesso da população a veículos modernos. Ele destacou que o Brasil possui cerca de 53% de energia renovável, argumento usado para reforçar a aposta na eletrificação da frota.
Lula também vinculou a iniciativa a indicadores econômicos recentes, citando menor inflação acumulada em quatro anos, crescimento real do salário mínimo, ampliação da massa salarial, queda no desemprego e redução da pobreza, fatores que, segundo o presidente, contribuem para recuperar o poder de compra das famílias brasileiras.
Impactos esperados para o mercado automotivo brasileiro
A produção local de carros elétricos pela GM, com o início da fabricação do Chevrolet Spark EUV e a confirmação do Captiva EV para 2026, insere o Brasil no mapa de países que não apenas importam, mas também produzem veículos elétricos. De acordo com informações oficiais, essa movimentação está associada à expectativa de fortalecimento da indústria nacional, geração de empregos, estímulo à mobilidade sustentável e ampliação do acesso do consumidor brasileiro a carros elétricos.
Com o Polo Automotivo do Ceará em operação, a GM e a Pace inauguram uma nova etapa na indústria automotiva brasileira, alinhada à transição energética e às políticas de incentivo à inovação e à descarbonização da frota.
Fonte: Motor1 Brasil