Projeto

Lamborghini aposta em inteligência artificial para detectar estado emocional do motorista

O próximo avanço consiste em utilizar sensores e algoritmos para que o carro identifique emoções como cansaço, irritação ou até o desejo do motorista por diversão ao volante.

Close-up de um homem dirigindo um Lamborghini à noite, com painel digital exibindo indicador de emoção.

Tecnologia Lamborghini detecta emoções para otimizar condução, proporcionando segurança e diversão. Interior hi-tech com foco no condutor.

Lamborghini revelou durante a Monterey Car Week, nos Estados Unidos, um projeto inovador para aplicar inteligência artificial em seus superesportivos com o objetivo de detectar o estado emocional dos motoristas e ajustar a condução automaticamente, promovendo uma experiência mais segura e personalizada.

A inovação foi detalhada por Rouven Mohr, diretor técnico da marca. Segundo o executivo, a Lamborghini já utiliza machine learning para ajustar o torque dos veículos em tempo real, fazendo com que a distribuição de tração varie conforme o terreno e o estilo de direção do usuário. O próximo avanço consiste em utilizar sensores e algoritmos para que o carro identifique emoções como cansaço, irritação ou até o desejo do motorista por diversão ao volante.

Com essa tecnologia, o sistema realiza um “diagnóstico” instantâneo. Caso perceba que o motorista busca emoção, por exemplo, a inteligência artificial é capaz de ajustar em tempo real o controle de tração, respostas do volante e outras configurações. Isso deixa o carro apto a oferecer um comportamento mais agressivo de acordo com as demandas emocionais do condutor, mas sem abrir mão da segurança.

Segundo Rouven Mohr, “se o carro perceber que você quer brincar, ele pode permitir mais ângulo lateral, deixar o carro sair um pouco mais de traseira”. O sistema pode modificar imediatamente parâmetros como controle de tração, estabilidade e esterçamento do volante.

Outro destaque revelado é a aplicação do sensor inteligente 6D, componente que mede em seis eixos diferentes os movimentos da carroceria, captando informações como rolagem e inclinação. Isso garante leituras extremamente precisas, possibilitando que a inteligência artificial corrija trajetórias em frações de segundo e ajuste o comportamento do carro conforme possíveis erros de direção. Por exemplo, se o motorista esterça demais ao fazer uma curva, o sistema pode intervir automaticamente para evitar situações de subesterço.

Além da análise emocional, a Lamborghini também estuda o uso da inteligência artificial para identificar falhas recorrentes na condução, auxiliando o motorista a corrigir eventuais erros em tempo real. A base para essa nova era tecnológica está justamente na combinação de sensores avançados e algoritmos de aprendizado de máquina, um caminho que promete levar a experiência nos superesportivos a um novo patamar de integração entre homem e máquina.

As novidades reforçam a aposta da fabricante italiana em soluções digitais que ampliam a interação e potencializam aspectos de prazer, segurança e desempenho ao volante, mantendo a tradição dos superesportivos Lamborghini aliada às inovações da era da inteligência artificial.

Fonte: Canaltech

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia e Inovações

1

Tecnologia e Inovações

Desmanche usa inteligência artificial para avaliar carro

2

Tecnologia e Inovações

Frota de ônibus menos poluente: Brasil investe em renovação sustentável

3

Tecnologia e Inovações

CNH sem Autoescola: especialista em segurança avalia proposta que muda regras

4

Tecnologia e Inovações

Stellantis inaugura 1º desmanche legal de peças veiculares no Brasil

5

Tecnologia e Inovações

Ford Mustang Dark Horse chega ao Brasil com 507 cv e preço de R$ 649 Mil