Explorer H1

Primeiro barco a hidrogênio do mundo utiliza tecnologia da GWM e estreia na COP30

O plano prevê, para o início de 2026, que o Explorer H1 passe a contar também com propulsão híbrida a hidrogênio, o que permitirá uma redução de até 80% nas emissões da embarcação.

Primeiro barco a hidrogênio do mundo utiliza tecnologia da GWM e estreia na COP30

O primeiro barco a hidrogênio do mundo será apresentado oficialmente durante a COP30, evento que acontecerá em Belém (PA). O projeto é resultado de uma colaboração estratégica entre o Grupo Náutica, JAQ, Itaipu Parquetec e a GWM. A iniciativa representa a estreia da aplicação da tecnologia de células a combustível de hidrogênio FTXT, divisão do grupo GWM voltada para inovação em energia limpa, em embarcações marítimas. Segundo o anúncio, as primeiras embarcações 100% movidas a hidrogênio verde estarão disponíveis para visitação durante a conferência internacional do clima.

O primeiro modelo da iniciativa é o Explorer H1, produzido pela JAQ. Durante a COP30, a embarcação ficará atracada em uma ilha artificial construída pelo Grupo Náutica. Toda a infraestrutura de hotelaria do local — incluindo iluminação, climatização, cozinha, lavanderia e entretenimento — será alimentada exclusivamente por células de hidrogênio, demonstrando o funcionamento sustentável do sistema sem emissão de carbono.

O plano prevê, para o início de 2026, que o Explorer H1 passe a contar também com propulsão híbrida a hidrogênio, o que permitirá uma redução de até 80% nas emissões da embarcação. Para 2027, está planejada a apresentação do Explorer H2, que contará com capacidade de produzir seu próprio hidrogênio a bordo, garantindo autossuficiência e ampliando as possibilidades operacionais da tecnologia.

A tecnologia da GWM já está em uso em veículos elétricos e está em teste no Brasil também com um caminhão da FTXT. Sua chegada ao setor náutico é citada como uma alternativa real para a descarbonização no segmento, já que o hidrogênio tem operação silenciosa, oferece maior eficiência em relação aos motores tradicionais e reduz o impacto ambiental. Segundo os desenvolvedores, além de substituir combustíveis fósseis e garantir eficiência energética, a adoção da tecnologia visa evidenciar o potencial do hidrogênio no futuro da mobilidade náutica global.

O Explorer H1, desenvolvido pela JAQ Apoio Marítimo, integra-se à infraestrutura sustentável da COP30 no Brasil, evidenciando o compromisso do setor náutico com a inovação em prol do meio ambiente. A embarcação será destacada durante o evento como símbolo do avanço tecnológico brasileiro e da viabilidade do uso de hidrogênio verde para transformar o transporte marítimo, tradicionalmente dependente de combustíveis fósseis.

Fonte: Quatro Rodas

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