Stellantis

Ram Cancela Picape Elétrica 1500 REV e Renomeia Híbrido Ramcharger

Apesar do cancelamento da versão totalmente elétrica, a Stellantis mantém o desenvolvimento do modelo híbrido com autonomia estendida, anteriormente conhecido como Ramcharger.

Picape Ram 1500 REV híbrida prateada estacionada em uma rua molhada de uma cidade ao entardecer, com edifícios ao fundo. A luz suave do pôr do sol realça o design do veículo.

A nova Ram 1500 REV híbrida plug-in model 2027 no cenário urbano americano ao entardecer, simbolizando a estratégia da Stellantis.

A Stellantis anunciou oficialmente o cancelamento da produção da picape totalmente elétrica Ram 1500 REV, citando a desaceleração da demanda por veículos elétricos na América do Norte como principal motivo para a decisão.

O projeto da picape elétrica já enfrentava múltiplos adiamentos desde seu anúncio no Consumer Electronics Show (CES) de 2023. Inicialmente prevista para 2024, a produção foi posteriormente transferida para 2025, depois para 2026 e, por último, para o verão de 2027. Em janeiro deste ano, a empresa já havia cancelado a versão de longa autonomia, mantendo apenas a opção de bateria menor.

Mudança Estratégica da Ram

Segundo porta-voz da Stellantis, “devido à demanda desacelerada por picapes elétricas de grande porte na América do Norte, a Stellantis está reavaliando sua estratégia de produtos e descontinuará o desenvolvimento de picapes BEV de grande porte”. A decisão reflete uma mudança mais ampla na estratégia da empresa sob a liderança do novo CEO Antonio Filosa, que substituiu Carlos Tavares.

A crescente concorrência no segmento também pode ter influenciado a decisão. Desde o anúncio da Ram 1500 REV, diversos modelos elétricos se juntaram ao Ford F-150 Lightning e ao Rivian R1T, incluindo o Chevrolet Silverado EV e GMC Sierra EV, que poderiam representar forte concorrência, especialmente considerando que a bateria menor da Ram reduziria suas capacidades de reboque a longa distância.

Foco no Modelo Híbrido

Apesar do cancelamento da versão totalmente elétrica, a Stellantis mantém o desenvolvimento do modelo híbrido com autonomia estendida, anteriormente conhecido como Ramcharger. Curiosamente, este modelo híbrido agora receberá o nome do projeto cancelado, passando a se chamar Ram 1500 REV.

A nova Ram 1500 REV híbrida funcionará como um veículo elétrico de autonomia estendida, onde o motor V6 Pentastar de 3,6 litros nunca alimentará diretamente as rodas, servindo apenas como gerador para recarregar a bateria de 92 kWh. Esta configuração promete oferecer mais de 230 quilômetros de autonomia elétrica e capacidade de percorrer até 1.110 quilômetros antes de precisar parar para combustível ou recarga.

Especificações Técnicas

O modelo híbrido apresentará 690 milhas de autonomia total, incluindo aproximadamente 145 milhas apenas com bateria, e entregará até 647 cavalos de potência com 610 lb-ft de torque. A capacidade de reboque está projetada em 14.000 libras, com o torque instantâneo dos motores elétricos de 615 lb-ft facilitando a exploração desta capacidade em comparação com picapes movidas a gasolina.

A picape eletrificada será comercializada como modelo 2027, com produção prevista para iniciar em Michigan na primeira metade de 2026. O preço projetado é de $75.000, posicionando o veículo como uma opção premium no segmento de picapes híbridas.

Contexto do Mercado

A decisão da Ram reflete tendências mais amplas do mercado automotivo norte-americano, onde alguns analistas apontam que a remoção de incentivos federais para veículos elétricos afetou a dinâmica do mercado, desacelerando a adoção de EVs. O retorno do motor Hemi V8 nas picapes 1500 de 2026 também demonstra que a empresa acredita ter avançado com novas tecnologias mais rapidamente do que sua base de consumidores estava preparada.

Com esta estratégia, a Ram busca se distinguir oferecendo a única picape híbrida plug-in no mercado norte-americano, combinando as vantagens dos veículos elétricos com a flexibilidade dos motores de combustão interna para viagens longas e tarefas de reboque intensivo.

Fonte: AutoPapo

COMPARTILHE

Bombando em Carros Elétricos e Sustentabilidade

1

Carros Elétricos e Sustentabilidade

Elétrico da GAC é flagrado em testes e promete desafiar BYD Dolphin no Brasil

2

Carros Elétricos e Sustentabilidade

Ford Territory Híbrido: novidade tecnológica e sustentável chega ao Brasil

3

Carros Elétricos e Sustentabilidade

BYD Dolphin: custo por quilômetro rodado de apenas R$ 0,27 e benefício extra com recargas gratuitas

4

Carros Elétricos e Sustentabilidade

BYD King e Song Pro têm descontos de até R$ 57 mil para taxistas e PCD

5

Carros Elétricos e Sustentabilidade

Paraná, na Argentina, inicia operação com ônibus a gás da Iveco Bus