
Elétrico da GAC ‘anti-BYD Dolphin’ foi flagrado em testes no Brasil, marcando novo passo da marca chinesa no país. Após iniciar operações de forma marcante, com o lançamento simultâneo de cinco modelos, a GAC demonstra já planejar a ampliação de seu portfólio nacional. O novo hatch, identificado como Aion UT, surge como principal aposta para concorrer diretamente com modelos como BYD Dolphin, GWM Ora 03 e Chevrolet Spark EUV.
GAC Aion UT aparece sem camuflagem
Registrado em testes realizados no Brasil, o Aion UT pôde ser visto praticamente sem camuflagens, excetuando apenas os emblemas da carroceria, que permaneceram cobertos conforme prática usual da indústria durante avaliações prévias ao lançamento. Os testes foram registrados pelo perfil @placaverde no Instagram.
Motorização elétrica e autonomia
O elétrico da GAC será ofertado em duas opções de motorização globalmente, ambas com tração dianteira. A configuração inicial dispõe de 134 cv e 14,8 kgfm de torque, enquanto a mais potente entrega 204 cv e 21,4 kgfm. A estratégia segue tendências já adotadas por concorrentes diretos, como o BYD Dolphin e Dolphin Plus.
As baterias apresentam três capacidades distintas em sua oferta global: 44,12 kWh com autonomia de 400 km, 50 kWh (420 km) e 60 kWh (500 km), todas baseadas no ciclo NEDC. Este padrão tende a ser mais otimista que outros ciclos como WLTP ou EPA. Para a América do Sul, deve ser disponibilizada apenas a versão de entrada, equipada com motor de 134 cv e bateria de 44,12 kWh.
Lançamento e posicionamento
Na Colômbia, o GAC Aion UT já está à venda por cerca de R$ 113 mil na conversão vigente. No entanto, ainda não há confirmação de qual versão será oficialmente lançada no Brasil. Expecula-se, contudo, que o preço fique em torno de R$ 160 mil, valor alinhado ao praticado pelos principais rivais do segmento nacional.
O objetivo declarado da GAC é reforçar sua presença enfrentando diretamente os modelos líderes do mercado de elétricos compactos, como demonstra o avanço do Aion UT em testes por vias brasileiras. Com autonomia competitiva e diferentes configurações de potência, o modelo pode influenciar as estratégias de marcas concorrentes em solo nacional.
Fonte: Canaltech