
Hipster é o novo carro elétrico desenvolvido pela Dacia com o propósito de democratizar a mobilidade elétrica na Europa e combater a crise de acessibilidade no segmento. Segundo a marca, o preço médio dos carros novos no continente europeu subiu 77% entre 2010 e 2024, tornando o acesso a veículos elétricos cada vez mais restrito. Nesse cenário, a Dacia — reconhecida por seu foco em custo-benefício — apresentou o conceito do Hipster como um veículo elétrico minimalista, focado em soluções práticas e preços mais baixos, mirando um público mais amplo.
Inspirado na proposta “voltar ao básico”, o Hipster segue a tendência de modelos como Citroën Ami e Fiat Topolino, já famosos por apresentarem conceitos funcionais e compactos. No entanto, o Hipster vai além ao buscar um valor ainda mais baixo que o do Dacia Spring — hoje à venda por cerca de € 17.000 na Alemanha (aproximadamente R$ 106 mil), tornando-se o modelo elétrico mais acessível da marca atualmente.
O novo projeto visa romper com a ideia de que carro elétrico e sustentabilidade precisam estar atrelados ao luxo e alto custo. O Hipster possui apenas 3 metros de comprimento e 1,55 metro de largura, medidas que o tornam menor até mesmo que alguns kei cars japoneses. Para atingir preço reduzido e baixo peso, a Dacia investiu em estratégias como:
- Peso total de apenas 800 kg, resultado 20% menor que o Dacia Spring, algo incomum no universo dos elétricos, tradicionalmente mais pesados por conta das baterias.
- Estrutura compacta e funcional, permitindo acomodar quatro adultos no interior.
- Porta-malas com capacidade de até 500 litros com os bancos rebatidos, solução avançada diante do tamanho do veículo.
- Painel “menos é mais”, utilizando sistema modular com 11 pontos de encaixe para acessórios, como copos e suportes.
- Smartphone como peça substituta do local multimídia: é utilizado como chave digital, central de navegação GPS e central de som conectada via Bluetooth.



A autonomia do Hipster foi pensada para a rotina urbana. De acordo com a Dacia, a intenção é oferecer autonomia em torno de 90 km por carga, suficiente para o deslocamento médio diário estimado em 40 km pelo público-alvo europeu. Assim, são necessárias duas recargas semanais, alinhando desempenho à proposta de uso urbano.
A Dacia reforça que o Hipster foi concebido para cortar custos sem abrir mão da funcionalidade desejada por quem circula nos grandes centros. Segundo a marca, o objetivo é ajustar o modelo para uma faixa de preço ainda menor que o do Spring, ampliando consideravelmente o acesso ao veículo elétrico em solo europeu.
Ao apresentar o Hipster, a Dacia faz um movimento direto para conquistar o consumidor que busca eficiência, sustentabilidade e economia, distanciando o segmento de carros elétricos do perfil de luxo e exclusividade. O conceito enfatiza a importância da simplicidade aliada à tecnologia para tornar a mobilidade sustentável uma realidade possível para a maioria.
Fonte: AutoPapo