
Porsche Taycan Turbo GT é o carro elétrico mais potente da história da Porsche e o modelo mais rápido à venda no Brasil por importação oficial. Com 1.108 cv extraídos de dois motores elétricos, ele entrega acelerações impressionantes, como de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos nos testes realizados.
O passageiro descreveu a sensação como “Parece que o tempo parou”, após uma saída a partir da inércia. Como base, o Taycan Turbo GT oferece 789 cv e 126,5 kgfm de torque, que sobem para 1.034 cv com o Overboost do Controle de Largada, duração de 10 segundos. No Attack Mode, ativado apenas com bateria acima de 90%, alcança os 1.108 cv por dois segundos, sem alterar o torque.
A tração é integral, com câmbio de marcha única no eixo dianteiro e câmbio de duas marchas no traseiro, otimizando o desempenho. Segundo a Porsche, ele atinge 200 km/h em 6,4 segundos e velocidade máxima de 305 km/h. Nos testes, as retomadas impressionam: nenhuma passagem supera 1,6 segundo.
Desempenho e leveza aprimorados
Em relação ao Turbo S, o Porsche Taycan Turbo GT é 5 kg mais leve. O pacote Weissach, de série no Brasil, remove mais 70 kg, totalizando 2.220 kg. A fibra de carbono aparece na estrutura dos bancos dianteiros, rodas forjadas de 21 polegadas e freios de cerâmica.
A aerodinâmica foi aperfeiçoada com difusores exclusivos e asa traseira fixa, gerando 140 kg de downforce na traseira e 80 kg na dianteira. A suspensão é firme, mas cordial: duplo A na dianteira e múltiplos braços na traseira. Pneus são 265/35 R21 dianteiros e 305/30 R21 traseiros. Direção elétrica e freios de disco carbono-cerâmica ventilados completam o conjunto.
| Aceleração | Tempo |
|---|---|
| 0 a 100 km/h | 2,5 s |
| 0 a 1.000 m | 18,2 s / 290,2 km/h |
| Velocidade máxima | 305 km/h* |
Retomadas: D 40 a 80 km/h em 1 s; D 60 a 100 km/h em 1,2 s; D 80 a 120 km/h em 1,6 s. Frenagens: de 60/80/120 km/h a 0 em 13/22,9/49,4 m.
Autonomia e recarga eficientes
A bateria de 105 kWh garante autonomia de 478 km nos testes, com consumo urbano de 4,9 km/kWh e rodoviário de 4,2 km/kWh. Suporta recarga DC de até 320 kW, recuperando de 10% a 80% em 18 minutos, graças à arquitetura de 800 V.
Os testes revelam ruído interno de 66,9 dBA a 80 km/h e 71,6 dBA a 120 km/h. A aferição mostra velocidade real de 96 km/h a 100 km/h indicados. O Porsche Taycan Turbo GT combina performance extrema com usabilidade cotidiana, redefinindo os sedãs elétricos de alta performance no Brasil.
Fonte: Quatro Rodas