Avanço

Produção de veículos no Brasil deve crescer 3,7% em 2026, Projeta Anfavea

Em 2025, a produção de veículos registrou crescimento de 3,5% em relação a 2024, passando de 2,55 milhões para 2,64 milhões de unidades.

Produção de veículos no Brasil deve crescer 3,7% em 2026, Projeta Anfavea

A produção de veículos no Brasil deverá crescer 3,7% em 2026, alcançando 2,74 milhões de unidades, conforme projeção divulgada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). O avanço representa continuidade na recuperação do setor, embora em ritmo mais moderado diante de um cenário econômico ainda desafiador.

O crescimento esperado será concentrado em veículos leves, com alta de 3,8%, atingindo 2,58 milhões de unidades. Para caminhões e ônibus, a previsão é de produção de 154 mil unidades, representando um aumento de 1,4% em relação aos 152 mil fabricados em 2025. Esse desempenho mais modesto no segmento de pesados reflete o impacto do custo elevado do crédito.

“O patamar elevado da taxa Selic e a persistência de tensões geopolíticas, que limitaram uma recuperação mais consistente do setor ao longo de 2025, seguem presentes neste início de ano. Esse cenário nos leva a projetar um comportamento de mercado em 2026 bastante semelhante ao observado no segundo semestre do ano passado”, afirmou Igor Calvet, presidente da Anfavea.

Desempenho em 2025

Em 2025, a produção de veículos registrou crescimento de 3,5% em relação a 2024, passando de 2,55 milhões para 2,64 milhões de unidades. O resultado representa o terceiro ano seguido de crescimento e posiciona o Brasil como oitavo maior mercado automotivo do mundo. Contudo, o desempenho ficou aquém das expectativas: a Anfavea havia projetado expansão de 7,8% no início de 2024.

O crescimento acumulado em 2025 foi impulsionado principalmente pela alta dos veículos leves, enquanto a produção de pesados retraiu 9,9%. Os emplacamentos, por sua vez, subiram 2,1% ante 2024, para 2,68 milhões de unidades, marcando o terceiro ano consecutivo de aumento no mercado interno. Apesar do avanço, o volume ainda ficou cerca de 100 mil unidades abaixo do patamar pré-pandemia registrado em 2019.

Eletrificação e Importações

Um destaque importante em 2025 foi o desempenho dos veículos eletrificados, que apresentaram alta de 60% em emplacamentos, enquanto os modelos a combustão registraram queda de 2,2%. Para 2026, a Anfavea espera redução no fluxo de entrada de modelos eletrificados importados, impulsionada pelo início da produção nacional de veículos híbridos e elétricos em diversas fábricas instaladas no país.

As importações cresceram 6,6% em 2025, chegando a 498 mil unidades emplacadas. A China representou 37,6% dos veículos importados, consolidando-se como principal origem. A expectativa é que essa participação se reduza em 2026 com o encerramento dos incentivos à importação de kits para SKD e CKD, além da recomposição da alíquota do Imposto de Importação prevista para julho.

Comércio Exterior

O comércio exterior do setor apresentou expansão em 2025. As exportações de veículos cresceram expressivos 32,1%, totalizando 528,8 mil unidades, refletindo maior demanda externa, especialmente da Argentina. Para 2026, a Anfavea projeta crescimento mais modesto de 1,3%, com previsão de 536 mil unidades exportadas.

“Nossa expectativa é que o fluxo de entrada de modelos eletrificados importados se reduza ao longo de 2026, com o início da produção nacional de veículos híbridos e elétricos em diversas fábricas instaladas no país, o fim dos incentivos à importação de kits para SKD e CKD e a recomposição da alíquota do Imposto de Importação, prevista para julho”, destacou Calvet.

O presidente da Anfavea ressaltou que, apesar dos desafios econômicos persistentes, a indústria automotiva brasileira segue em trajetória de recuperação, com perspectivas de consolidação no mercado global.

Fonte: Quatro Rodas

COMPARTILHE

Bombando em Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

1

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

“Invasão”? Brasil não é nem top 3 em importação de carros da China

2

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

Maru Escobedo assume como Presidente e CEO do BMW Group na América Latina

3

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

IPI Zero: Saiba quais carros comprar com desconto até o fim de 2026

4

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

Geely mira top 5 entre montadoras mundiais até 2030 com 6,5 milhões de veículos

5

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

Jetour anuncia local de instalação de fábrica no Brasil em abril