Mudanças

Câmbio manual e freio de mão tradicional: os dias estão contados para a Hyundai

Com a adoção crescente do câmbio automático e do freio de estacionamento eletrônico, a Hyundai confirma o fim de uma era para o câmbio manual e o freio de mão em alavanca em seus automóveis nacionais.

Mão repousando no console de um Hyundai, com freio de estacionamento eletrônico visível, em trânsito.

Conforto e tecnologia: o freio de estacionamento eletrônico na Hyundai, simbolizando a modernização.

A Hyundai está promovendo mudanças importantes em sua linha de veículos no Brasil, refletindo tendências globais do mercado automotivo. A montadora confirmou que o câmbio manual e o freio de mão tradicional estão prestes a ser aposentados das versões nacionais de seus veículos, marcando uma nova fase para a empresa no país.

Adoção acelerada de câmbio automático e freio eletrônico

Segundo a Hyundai, a decisão é resultado da crescente preferência dos consumidores brasileiros por soluções automatizadas, acompanhando a evolução tecnológica presente em mercados mais avançados. O objetivo é tornar o câmbio automático e o freio de estacionamento eletrônico cada vez mais acessíveis e universais nas linhas nacionais.

O plano da fabricante é eliminar de forma gradual o uso do câmbio manual de cinco marchas e do freio de mão do tipo alavanca, ambos ainda disponíveis atualmente nas versões de entrada do hatch HB20 e do SUV Creta. Nas demais configurações, já são oferecidos sistemas automáticos e eletrônicos, incluindo o freio de estacionamento com função auto hold.

Características e vantagens das novas tecnologias

No caso do Hyundai Creta, o freio de estacionamento eletrônico vem acompanhado de recursos como o auto hold, que mantém o veículo parado mesmo com o pedal de freio liberado, trazendo maior conforto e praticidade especialmente em situações de trânsito intenso. Esse sistema está integrado ao controle de estabilidade eletrônico (ESP) e a outros dispositivos de segurança encontrados nos modelos mais sofisticados da marca.

O câmbio automático, já amplamente adotado nas versões superiores tanto do HB20 quanto do Creta, oferece trocas de marcha mais suaves e operações simplificadas, atendendo à demanda crescente por maior conforto ao dirigir.

Tendência do mercado e estratégia da Hyundai

A estratégia da Hyundai reflete mudanças de comportamento do consumidor, que valoriza cada vez mais a conveniência e os avanços tecnológicos. A marca destaca que a automação proporciona experiência de condução alinhada ao que há de mais avançado no segmento, reforçando o compromisso da fabricante em entregar veículos competitivos e inovadores.

Embora a fabricante não tenha divulgado prazos exatos para o encerramento definitivo da produção dos modelos manuais, a expectativa é que a transição seja concluída em breve, deixando os carros equipados com câmbio manual e freio de mão tradicional disponíveis apenas enquanto houver estoque das versões atuais.

Conclusão

Com a adoção crescente do câmbio automático e do freio de estacionamento eletrônico, a Hyundai confirma o fim de uma era para o câmbio manual e o freio de mão em alavanca em seus automóveis nacionais. A transição segue uma tendência global e atende à expectativa de consumidores cada vez mais exigentes, consolidando a marca entre os principais agentes da transformação no mercado automotivo brasileiro.

Fonte: Canaltech

COMPARTILHE

Bombando em Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

1

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

Renault fatura 27,6 bilhões no primeiro semestre de 2025

2

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

Stellantis: Joint Venture com GAC Declarada Falida na China

3

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

Demanda pelo motor Hemi surpreende e impulsiona mercado da Ram no Brasil

4

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

Lista inicial dos carros que terão IPI zero no Brasil

5

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

Produção e vendas de automóveis crescem no Brasil no primeiro semestre de 2025, aponta Anfavea