
O Grupo Sada inaugura no próximo dia 25 de fevereiro o centro de reciclagem automotiva IGAR (Igarapé Reciclagens), em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Após mais de um ano em fase pré-operacional, o empreendimento se consolida como o maior centro de reciclagem de veículos do País, resultante de um investimento de R$ 200 milhões do maior conglomerado de logística automotiva de veículos zero quilômetro da América Latina.
O centro de reciclagem automotiva ocupa uma área de 80 mil metros quadrados e possui capacidade para processar até 300 mil veículos por ano. A instalação dispõe de quatro linhas de produção focadas no desmantelamento de veículos leves, com infraestrutura pronta para ampliação para até nove linhas, além de uma linha dedicada a veículos maiores, como caminhões e ônibus. O equipamento responsável pela trituração dos materiais consegue operar de 100 a 120 toneladas por hora, processando aproximadamente dois carros por minuto.
No processo de desmantelamento de veículos em fim de vida, a IGAR realiza a separação e destinação adequada de materiais como sucata triturada de aço e metais não ferrosos, óleos e outros fluidos automotivos, baterias, vidros e pneus. Conforme explica Mark Watson, gerente de operações da Igar, “basicamente, todos os materiais serão destinados a recicladores específicos de cada área. Por exemplo, os vidros para a indústria de vidro; os óleos, para empresas de rerrefino; os pneus, para a indústria de borracha, os bancos, plásticos e borrachas, para a geração de energia; o aço e o alumínio, para a siderurgia, metalurgia e fundições”.
As operações são baseadas nos princípios da economia circular, reduzindo o impacto ambiental relacionado à extração de recursos naturais, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa e a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários. O empreendimento consolida-se como um pilar de sustentabilidade e inovação, com foco na transformação de resíduos em matéria-prima reutilizável e na redução das emissões de CO2, em alinhamento ao Programa Mover e à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), criado pelo governo federal em 2024, impulsiona o projeto do centro de reciclagem. A iniciativa estimula investimentos em novas rotas tecnológicas e aumenta as exigências de descarbonização da frota automotiva brasileira. O Grupo Sada aguardava a validação das regras de reciclabilidade da medida governamental, previstas para sair no dia 1º de novembro, para iniciar as atividades do empreendimento.
A vice-presidente do Grupo Sada, Daniela Medioli, destacou que o conglomerado é um grande entusiasta do Mover, ressaltando que o projeto em Igarapé vem sendo pensado há quase dez anos. “Acreditamos que, em algum momento, o mercado demandaria isso. A família também tem essa característica de pensar no futuro e investir em novos negócios. A Igar é mais um caso desses, e está alinhada com o que o mundo vem exigindo em termos de circularidade, economia verde, reaproveitamento de materiais e descarbonização”, afirmou.
Além disso, o Grupo SADA e a ArcelorMittal firmaram, em 29 de janeiro de 2026, um contrato para a reciclagem e a gestão logística de sucata metálica no Brasil. O acordo envolve a IGAR, que será responsável pelo processamento da sucata destinada às operações da ArcelorMittal, além da implantação de um entreposto para armazenamento e movimentação do material. Essa parceria amplia a atuação do Grupo SADA em novas frentes de negócio ligadas à logística industrial e à reciclagem de materiais.
Fonte: Auto Indústria