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Óleo mineral, sintético ou semissintético: qual é o ideal para o seu carro?

A decisão entre óleo mineral, sintético ou semissintético deve ser baseada nas recomendações do fabricante, nas condições de uso do veículo e no equilíbrio entre custo e performance desejada.

Mecânico estudando galões de óleo de motor em prateleira de oficina, com foco no rótulo.

Mecânico concentrado na escolha do óleo veicular adequado para um cliente.

Escolher o óleo ideal para o carro é uma das dúvidas mais comuns de motoristas e proprietários de veículos em todo o Brasil. Entre as opções, se destacam os lubrificantes mineral, sintético e semissintético. A seguir, veja como cada um é produzido, suas principais características e recomendações no uso automotivo.

Óleo mineral: origem e vantagens

O óleo mineral é obtido a partir do refino do petróleo cru. Durante esse processo, diversas frações e materiais são separados, resultando em um lubrificante tradicional, reconhecido por atender às necessidades básicas do motor. Por este motivo, trata-se do produto mais comum e barato disponível no mercado, ideal para carros com uso convencional e que não exigem alta performance.

A fabricação do óleo mineral envolve a separação dos componentes do petróleo e a adição de aditivos. O desempenho e a qualidade podem variar conforme a procedência e o grau de refino do petróleo utilizado. O produto final, portanto, é indicado para quem busca opções acessíveis e com manutenção básica, porém oferece menor proteção diante de condições extremas de funcionamento ou temperatura.

Óleo sintético: alta tecnologia para motores exigentes

O óleo sintético é resultado de processos mais complexos, como o hidrocraqueamento severo e sínteses químicas, que proporcionam características muito superiores ao produto mineral. Os óleos sintéticos oferecem:

  • Maior resistência à oxidação, protegendo o motor contra desgastes por mais tempo;
  • Excelente desempenho em altas temperaturas e condições extremas;
  • Melhor fluidez a baixas temperaturas, garantindo partidas a frio mais eficientes;
  • Menor formação de depósitos, promovendo maior limpeza interna do motor.

Óleos sintéticos são indicados para veículos de alto desempenho, motores modernos ou carros que operam sob condições adversas. O valor de produção mais alto é refletido no preço final, mas o investimento se justifica pela proteção prolongada e capacidade de otimizar o funcionamento do motor.

Óleo semissintético: equilíbrio entre custo e desempenho

O óleo semissintético representa uma solução intermediária, elaborada pela mistura de bases minerais e sintéticas, e aditivos específicos. Segundo normas da ANP, o teor de componentes sintéticos precisa ser igual ou superior a 10% na composição.

Entre os principais benefícios encontram-se:

  • Preço intermediário em relação ao mineral e ao sintético;
  • Maior durabilidade e proteção ao motor se comparado ao óleo mineral comum;
  • Melhor desempenho em altas temperaturas do que o óleo mineral.

Essa opção é bastante utilizada por motoristas que desejam migrar do mineral para uma solução com benefícios ampliados, mas sem investir no sintético puro.

Como escolher o óleo ideal para o seu carro

A decisão entre óleo mineral, sintético ou semissintético deve ser baseada nas recomendações do fabricante, nas condições de uso do veículo e no equilíbrio entre custo e performance desejada. O óleo sintético é indicado para motores modernos, veículos que enfrentam situações extremas e usuários que buscam a melhor proteção e durabilidade. O semissintético atende àqueles que querem bom desempenho com preço moderado, enquanto o mineral é recomendado para casos de manutenção básica, menor exigência e carros de uso tradicional.

Independentemente da escolha, é fundamental respeitar os intervalos de troca especificados no manual do proprietário e utilizar produtos certificados, garantindo assim maior vida útil e desempenho do motor.

Fonte: G1 – Dinheiro Sobre Rodas

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