Cuidados

Manutenção do Freio Traseiro: guia de limpeza, avaliação de tambor/disco e regulagem 

Saiba como fazer a manutenção correta do freio traseiro. Dicas de limpeza sem derivados de petróleo, avaliação de espessura mínima e regulagem do freio de estacionamento.

Manutenção do Freio Traseiro: guia de limpeza, avaliação de tambor/disco e regulagem 

O sistema de frenagem do veículo, composto por diversos itens de segurança, necessita de cuidados essenciais na hora da manutenção para assegurar o máximo desempenho e durabilidade. Na parte traseira, o sistema pode ser composto por disco (com pastilhas e pinça) ou por tambor (com lonas, sapatas e cilindro de roda).

“A perda de eficiência do sistema de freio traseiro pode sobrecarregar o dianteiro, ocasionando desgaste prematuro de discos e pastilhas, além de reduzir a eficiência da frenagem”, alerta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.

Boas Práticas: Limpeza e Avaliação de Componentes

Para evitar equívocos, a manutenção deve começar com a limpeza adequada dos componentes:

1. Limpeza Antes da Verificação:

  • Processo: Remova as rodas e o tambor. Faça a limpeza dos componentes com produto apropriado e sem derivados de petróleo.
  • Verificação (após limpeza): Só então verifique as condições das lonas, sapatas, molas de retorno e cilindro de roda.

2. Avaliação Crítica (Disco, Tambor e Cilindro):

  • Disco de Freio: Deve estar sem riscos, livre de empeno e, crucialmente, dentro da espessura mínima recomendada.
  • Tambor: O diâmetro interno deve estar sem sulcos e não pode ultrapassar o limite especificado. As dimensões de circularidade (sem ovalização) devem estar corretas.
  • Cilindro de Roda: Verifique se não há vazamento entre o componente e o guarda-pó e se os êmbolos não estão travados.

 Montagem e Regulagem Final

Após a substituição das peças danificadas, a montagem exige atenção:

  1. Tecnologia Ready to Go: Discos e tambores da Fremax com essa tecnologia não precisam de lavagem antes da instalação devido à camada de óleo protetivo.
  2. Conferência do Código: É vital verificar se o código da nova peça corresponde à aplicação do veículo, usando ferramentas como o Auto Experts.
  3. Regulagem do Freio de Estacionamento: Após a montagem, o freio traseiro e o de estacionamento devem ser regulados. Em média, a catraca deve ser acionada de 4 a 5 dentes para o travamento da roda. Com a alavanca solta, as rodas devem girar livremente.
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