
O sistema de frenagem do veículo, composto por diversos itens de segurança, necessita de cuidados essenciais na hora da manutenção para assegurar o máximo desempenho e durabilidade. Na parte traseira, o sistema pode ser composto por disco (com pastilhas e pinça) ou por tambor (com lonas, sapatas e cilindro de roda).
“A perda de eficiência do sistema de freio traseiro pode sobrecarregar o dianteiro, ocasionando desgaste prematuro de discos e pastilhas, além de reduzir a eficiência da frenagem”, alerta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.
Boas Práticas: Limpeza e Avaliação de Componentes
Para evitar equívocos, a manutenção deve começar com a limpeza adequada dos componentes:
1. Limpeza Antes da Verificação:
- Processo: Remova as rodas e o tambor. Faça a limpeza dos componentes com produto apropriado e sem derivados de petróleo.
- Verificação (após limpeza): Só então verifique as condições das lonas, sapatas, molas de retorno e cilindro de roda.
2. Avaliação Crítica (Disco, Tambor e Cilindro):
- Disco de Freio: Deve estar sem riscos, livre de empeno e, crucialmente, dentro da espessura mínima recomendada.
- Tambor: O diâmetro interno deve estar sem sulcos e não pode ultrapassar o limite especificado. As dimensões de circularidade (sem ovalização) devem estar corretas.
- Cilindro de Roda: Verifique se não há vazamento entre o componente e o guarda-pó e se os êmbolos não estão travados.
Montagem e Regulagem Final
Após a substituição das peças danificadas, a montagem exige atenção:
- Tecnologia Ready to Go: Discos e tambores da Fremax com essa tecnologia não precisam de lavagem antes da instalação devido à camada de óleo protetivo.
- Conferência do Código: É vital verificar se o código da nova peça corresponde à aplicação do veículo, usando ferramentas como o Auto Experts.
- Regulagem do Freio de Estacionamento: Após a montagem, o freio traseiro e o de estacionamento devem ser regulados. Em média, a catraca deve ser acionada de 4 a 5 dentes para o travamento da roda. Com a alavanca solta, as rodas devem girar livremente.