
A Volvo Cars anunciou oficialmente, em 4 de setembro de 2024, uma mudança significativa em sua estratégia de eletrificação. A fabricante sueca abandonou a meta de comercializar exclusivamente veículos elétricos até o ano de 2030, conforme comunicado divulgado à imprensa. Agora, a expectativa da empresa é oferecer, até 2030, uma linha composta tanto por carros totalmente elétricos quanto por híbridos plug-in e híbridos leves, refletindo novas demandas dos consumidores e condições do mercado global.
Até 2025, a Volvo Cars projeta que veículos eletrificados — englobando totalmente elétricos e híbridos — representem entre 50% e 60% de suas vendas. Anteriormente, a meta para 2025 era atingir ao menos 50% do volume apenas com modelos elétricos, com o restante formado por híbridos. No comunicado, a companhia enfatizou que mantém sua crença de que o futuro da marca é majoritariamente elétrico, mas reconheceu que a transição para a eletrificação total será “gradual” e depende da evolução das condições de mercado e das demandas dos clientes.
Segundo a Volvo, para 2030, a nova meta é que entre 90% e 100% dos veículos vendidos sejam totalmente elétricos ou híbridos plug-in, com até 10% dos modelos sendo híbridos leves, nos quais o sistema elétrico apenas complementa o motor a combustão. A fabricante destacou que os híbridos plug-in se tornarão parte essencial do crescimento futuro de lucro e confirmou a renovação do SUV XC90 híbrido, que terá suas primeiras unidades entregues aos clientes até o fim do ano.
O recuo da Volvo ocorre em meio à desaceleração na demanda global por veículos 100% elétricos. Entre os fatores apontados estão a falta de modelos acessíveis no segmento e o ritmo lento na expansão de infraestrutura de pontos de carregamento. Adicionalmente, as tarifas aplicadas sobre carros elétricos fabricados na China têm afetado o setor, pressionando as estratégias das montadoras. A Volvo, controlada majoritariamente pelo grupo chinês Geely, afirmou que a decisão refletiu uma abordagem pragmática diante das “mudanças nas condições de mercado e demandas dos clientes”. Conforme Erik Severinsson, chefe de estratégia e diretor de produtos, “para muitos clientes em muitos mercados, será uma jornada gradual”.
Em evento de apresentação do modelo EX90, a empresa exibiu um vídeo sobre o futuro sedã elétrico ES90, que faz parte de cinco projetos de carros totalmente elétricos em desenvolvimento. Contudo, não foram anunciadas datas específicas para início das vendas deste modelo. Atualmente, os principais veículos elétricos da Volvo incluem os SUVs EX90 e EX30.
Como efeito da reestruturação estratégica, as ações da Volvo registraram queda de 7,5% no dia do anúncio. Paralelamente, houve alteração nas metas de sustentabilidade: a empresa informou que agora prevê uma redução de emissões de CO₂ por automóvel entre 65% e 75% até 2030, e de 30% a 35% até 2025, com base na linha de 2018. Antes, o objetivo para 2030 era uma redução de 75% de CO₂ por carro.
No primeiro semestre de 2024, a participação da Volvo em vendas de veículos totalmente elétricos representou 26% do total global. Atualmente, a empresa possui cinco modelos de carros elétricos comercializados e outros cinco em fase de desenvolvimento.
O CEO Jim Rowan afirmou: “Estamos firmes em nossa crença de que nosso futuro é elétrico. No entanto, está claro que a transição para a eletrificação não será linear, e os clientes e mercados estão se movendo em velocidades diferentes”. A Volvo também solicitou mais ações governamentais para acelerar e estabilizar o processo de eletrificação no setor automotivo mundial.
Fonte: Motor1 Brasil