
A Ferrari apresentou mais uma joia rara de sua coleção: trata-se do SC40, um supercarro criado exclusivamente para um cliente dentro do prestigiado programa Special Projects da marca. O projeto só foi possível após dois anos de desenvolvimento, envolvendo o time de design da Ferrari, liderado por Flavio Manzoni, e o próprio cliente, que participou ativamente da escolha de cada detalhe, dos materiais externos à ambientação interna.
Inspiração histórica, identidade contemporânea
A inspiração central do Ferrari SC40 é o icônico modelo F40, lançado em 1987. O objetivo, porém, nunca foi criar uma simples réplica modernizada, mas sim um carro que tenha personalidade própria ao mesmo tempo que paga tributo ao seu antecessor. O designer chefe Flavio Manzoni explica que o desejo do cliente era ter um carro moderno que trouxesse o mesmo sentimento de exclusividade e emoção da época da F40, sem copiar seu design – mas sim revisitar sua alma.
Técnica do presente, design que conecta épocas
O SC40 foi construído sobre a base técnica do 296 GTB – supercarro contemporâneo de série da marca. Por isso, compartilha o mesmo chassi de desenho central traseiro, motor, transmissão e plataforma híbrida plug-in V6, com potência de 830 cv. O desempenho, assim, está à altura dos modelos mais modernos: aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e velocidade máxima superior a 330 km/h.
O visual do SC40 reúne referências claras à F40, especialmente nas proporções aerodinâmicas, no capô longo e baixo, nas saídas de ar laterais marcantes, na asa traseira fixa e até em detalhes como o acabamento preto que atravessa o para-choque dianteiro. Ainda assim, a linguagem de formas é contemporânea, com linhas mais sinuosas, laterais profundas e uma traseira curta, alinhada ao DNA do 296 GTB.
Entre os destaques, está a pintura exclusiva baptizada SC40 White, especialmente desenvolvida para este projeto. Detalhes em fibra de carbono e a logomarca SC40 gravada em relevo na asa traseira reforçam o caráter único do modelo. Os faróis e lanternas seguem o padrão moderno da Ferrari, mas as piscas frontais são recortadas de forma a lembrar o design da F40.

Interior: memórias dos anos 80 revisitadas
No interior, a Ferrari também buscou equilibrar passado e presente. Materiais nobres como Kevlar e fibra de carbono estão presentes em painéis do painel, porta-bagagens e compartimento do motor, relembrando a atmosfera tecnológica da F40. Os bancos, volante e tapetes, no entanto, trazem acabamentos luxuosos em Alcantara Anthracite e tecido Jacquard vermelho, com detalhes bordados. O volante reúne controles táteis e o logotipo SC40 aparece nos apoios de cabeça, sempre seguindo o desejo explícito do cliente.
Um carro, um dono
O Ferrari SC40 é um one-off, ou seja, apenas um exemplar foi produzido e entregue ao cliente que encomendou o projeto. O valor do carro não foi divulgado, assim como a identidade de seu proprietário. Uma unidade não homologada para uso legal em vias públicas ficará exposta no Museu Ferrari, em Maranello, a partir de 18 de outubro, permitindo que o público veja de perto o resultado dessa colaboração excepcional.
A essência do Ferrari SC40 está justamente na busca por unir a história da marca, representada pela F40, à tecnologia de ponta do presente, presente no 296 GTB. É, acima de tudo, um testemunho de como a Ferrari consegue transformar o desejo individual de um cliente em um objeto de colecionador, capaz de emocionar entusiastas e mostrar o futuro da arte industrial automotiva.
Fonte: Quatro Rodas