
A JAC Caminhões anunciou oficialmente sua chegada ao mercado brasileiro, marcando o início de uma nova operação completamente independente da empresa. A operação brasileira da marca chinesa começa efetivamente em 2026, trazendo uma oferta inicial de quatro modelos de caminhões que pretendem atender demanda em torno de 50% do mercado.
Os produtos escolhidos para a estreia têm ambição de obter 5% do mercado de caminhões até 2030, conforme revela o diretor comercial Adriano Chiarini. Os caminhões atuarão nas categorias de leves, médios e semipesados, com cabines simples, estendidas e leito, além de mecânica conhecida e consolidada pelo transportador brasileiro, como motor Cummins, transmissão ZF e Eaton.
Modelos e Especificações Técnicas
A JAC Caminhões estreia com quatro modelos: N 9.170, N 13.210, A 18.290 e A 25.290, que variam de 9 a 25 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). Todos os veículos possuem cabines modernas e espaçosas, acabamento com materiais de ótima qualidade, bancos ergonômicos, acionamento dos vidros e travamento das portas elétricos.
Os caminhões contam com chassis, eixos e suspensões robustos, trem de força moderno de fabricantes renomados no país, freios a ar com recursos eletrônicos auxiliares de segurança, faróis e lanternas de LED e sistema multimídia opcional. Entre os itens de série, os veículos trazem controles eletrônicos de tração e estabilidade, além de assistente de saída em rampa.
Em termos de segurança, todos os modelos contam com freios a ar, ABS, EBD, ASR, ESC e Hill Holder. A cabine avançada com leito, teto médio, suspensão pneumática e basculamento elétrico garante ergonomia e conforto ao condutor.
Estratégia de Vendas e Rede Autorizada
A marca não revela preços ainda, mas o diretor garante propostas de custo-benefício competitivo, em caminhões bem-equipados. O plano da JAC Caminhões prevê inicialmente a importação de modelos movidos a diesel, completamente adaptados para o mercado brasileiro.
De acordo com o diretor-geral da JAC Caminhões, Miguel Xun, a empresa prevê conquistar 1,5% de market share no primeiro ano de comercialização e objetiva atingir 3% até o fim do terceiro ano. Com plano próprio de rede autorizada, a marca formou parcerias inicialmente com 15 grupos econômicos e tem previsão de 30 pontos de venda em 2026, expandindo para 60 revendedoras durante 2027.
Processo de Importação e Futuro Industrial
Todos os veículos serão inicialmente importados já prontos, produzidos na fábrica da JAC na China, fruto de investimento de US$ 760 milhões. A unidade tem 2,6 milhões de m², com diversos processos automatizados, produção de cabines e operação noturna, sendo considerada a mais moderna do país.
A evolução será rápida: “A JAC possui 19 fábricas espalhadas pelo mundo que funcionam em regime de montagem SKD. Iremos adotar esse mesmo princípio no Brasil o mais breve possível”, afirma o executivo. A instalação de uma planta industrial já faz parte dos planos da companhia, com foco em um projeto de longo prazo incluindo parcerias com fornecedores, capacitação técnica e geração de empregos diretos e indiretos.
Operação Independente
A nova subsidiária da empresa chinesa será totalmente independente da operação de carros de passeio que já são comercializados por aqui. O Grupo SHC, que seguirá comercializando no país os veículos JAC 100% elétricos, incluindo vans, utilitários, caminhões leves elétricos, além de picapes elétricas e a diesel, não participa desta operação.
Segundo a direção da empresa, o Brasil ocupará posição estratégica dentro do plano global de crescimento da marca. “Acreditamos no potencial do Brasil, queremos desenvolver empregos e fornecedores locais para avançar com os nossos negócios. Ofereceremos aos clientes caminhões com alta produtividade e baixo custo operacional”, destaca Miguel Xun.
Fonte: Auto Indústria