
Linha de montagem futurista da GWM no Brasil produzindo veículos acessíveis e híbridos.
No dia 15 de agosto de 2025, a GWM inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, localizada em Iracemápolis, no interior de São Paulo. O evento marcou oficialmente a produção nacional dos modelos Haval H6 GT híbrido plug-in, com presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o CEO da GWM International, Parker Shi, a planta tem capacidade produtiva de 50 mil veículos ao ano, contemplando inicialmente três modelos: os SUVs Haval H6 e H9 e a picape Poer P30.
Após a inauguração, a fabricante revelou estar em fase de estudo para a abertura de uma segunda fábrica no Brasil. Informações divulgadas pelo site Bloomberg e confirmadas por Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWM Brasil, destacam que propostas já foram recebidas de estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo. A decisão final ainda não foi tomada, mas existe a possibilidade de construção de uma fábrica maior ou de uso de uma instalação já desativada.
Foco em carros abaixo de R$ 200 mil
A expansão industrial da GWM está diretamente ligada ao objetivo de lançar modelos mais acessíveis no mercado brasileiro. Atualmente, o automóvel mais barato da marca, o Haval H6 HEV One, é vendido por R$ 199.000. A intenção é entrar no segmento de veículos em torno de R$ 150.000, incluindo um SUV compacto menor que o H6 e uma picape inferior à Poer P30.
A empresa planeja dobrar sua capacidade de produção nacional com duas fábricas, podendo atingir até 100 mil veículos por ano. A expectativa para 2025 é vender 36.000 veículos no Brasil, um aumento de 23% em relação a 2024 e acima da projeção inicial de 31.000 unidades para o período.
Novos modelos e tecnologias confirmados
Além dos planos para veículos mais baratos, há novidades para o portfólio nacional da GWM. Entre os modelos cotados está o SUV de sete lugares Haval H9, previsto inicialmente como importado e, posteriormente, como produto feito no Brasil. Também estão previstas variações da linha Haval H6, incluindo versões HEV (híbrida convencional), PHEV19 (híbrida plug-in de 19 kWh), PHEV34 (híbrida plug-in de 34 kWh) e o SUV coupê esportivo GT.
O desenvolvimento local inclui ainda projetos para motores flex na linha Haval e motorização turbodiesel própria para a picape Poer P30 e para o H9, com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. A marca destaca que a transmissão oferecida foi desenvolvida integralmente pela engenharia GWM.
Posicionamento e tendências do mercado automotivo
Com a expansão da produção e aposta em preços mais competitivos, a GWM busca se consolidar como protagonista no mercado brasileiro de veículos eletrificados e acessíveis, tendo como meta transformar o Brasil em um hub de exportação para outros mercados. A iniciativa é reforçada pelo interesse de estados em receber a nova unidade fabril da marca, que vê o país como estratégico para seu planejamento global.
Apesar das movimentações, não há confirmação oficial sobre o início das obras da segunda fábrica. Todas as informações estão baseadas em pronunciamentos públicos dos executivos e dados divulgados por fontes oficiais, mantendo total fidelidade às informações divulgadas pela GWM e pelos veículos Bloomberg, Motor1 e demais citados diretamente.
Fonte: Motor1 Brasil