Fenabrave

BYD, Chevrolet e Renault lideram ranking de insatisfação dos concessionários, revela pesquisa

O levantamento consultou lojistas de diversas marcas sobre a satisfação em diferentes aspectos do relacionamento com as montadoras.

Três homens, empresários de concessionárias Chevrolet, com expressões preocupadas, discutem em uma mesa de vidro com documentos, carros Ford ao fundo.

Três homens, proprietários de concessionárias Chevrolet, expressam frustração em uma reunião noturna, refletindo insatisfação com a montadora.

BYD, Chevrolet e Renault aparecem como as fabricantes com os concessionários mais insatisfeitos do Brasil, segundo pesquisa divulgada recentemente pela Fenabrave. O levantamento consultou lojistas de diversas marcas sobre a satisfação em diferentes aspectos do relacionamento com as montadoras.

De acordo com os resultados, a General Motors (Chevrolet) recebeu avaliações negativas em múltiplos quesitos, sendo considerada a montadora que menos oferece produtos alinhados com a demanda dos clientes e que possui a pior gestão de vendas. Proprietários das concessionárias Chevrolet também destacaram insatisfação relacionada à comunicação e à falta de consideração das sugestões apresentadas à montadora.

No caso da Renault, as críticas mais frequentes apontam para falhas nas ações de marketing e no sistema de programação de entrega de veículos aos concessionários. Já a BYD obteve índices de insatisfação relevantes, especialmente no item que avalia a preocupação da montadora com a rentabilidade de seus representantes, ficando atrás da média do mercado e sendo superada apenas pela General Motors dentro desse critério.

Em pontos analisados pela pesquisa, como o aumento do valor das concessionárias nos últimos doze meses, projeção de crescimento futuro e preocupação das montadoras com a rentabilidade dos parceiros, a Chevrolet só ficou à frente da Jaguar Land Rover em dois critérios e, em um terceiro ponto, superou apenas a BYD. Além disso, a GM ocupou a 20ª posição entre as empresas que mais consideram sugestões de concessionários antes de tomar decisões relevantes para a rede, ficando apenas à frente de Kia, Renault e BYD.

Procuradas pela reportagem, as fabricantes se posicionaram formalmente. A General Motors declarou que a pesquisa não reflete a realidade do relacionamento entre a montadora e os seus concessionários: “A General Motors e a Abrac reiteram seu respeito às entidades representativas do setor automotivo, como a Fenabrave, e consideram essencial que discussões sobre a rede de concessionárias sejam conduzidas com transparência, diálogo e equilíbrio. O questionamento se baseia em uma pesquisa divulgada pela entidade, mas não reflete a realidade da atuação da GM no Brasil nem da Abrac, que representa o coletivo da rede. GM e Abrac seguem trabalhando em parceria com a rede de concessionárias, priorizando o diálogo constante, a rentabilidade, a competitividade e a confiança construída ao longo dos 100 anos de história da marca no país.”

A Renault também respondeu, reforçando o compromisso com o desenvolvimento contínuo e com os representantes: “A Renault do Brasil acompanha as pesquisas e estudos do mercado, como o realizado pela Fenabrave. Temos um relacionamento sólido e de longo prazo com os concessionários da marca e, junto da ABRARE (Associação Brasileira dos Concessionários Renault), temos um trabalho de evolução contínua. Estamos em um momento muito positivo da marca, com a ampliação da gama, que começou com o Kardian e que terá continuidade com o Boreal e outros produtos que chegarão ao mercado.”

Até a publicação da matéria, a BYD não havia se pronunciado sobre o tema à redação.

O resultado da pesquisa reacende o debate sobre o relacionamento das montadoras com a sua rede de representantes no Brasil, especialmente em um cenário onde o pós-venda, a rentabilidade e a comunicação direta entre fabricantes e concessionárias são essenciais para manter o desempenho comercial e a fidelidade do público.

Fonte: Quatro Rodas

COMPARTILHE

Bombando em Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

1

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

Toyota anuncia nova gerente comercial no Brasil

2

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

GWM planeja segunda fábrica no Brasil para carros mais acessíveis

3

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

Carros Mais Vendidos no Brasil: Ranking de 2005 a 2025

4

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

Carro usado em 2025: Marcas japonesas que valem o investimento

5

Mercado Automotivo e Tendências de Consumo

Carros de Musk brasileiro acumulam milhares de pedidos antes do lançamento